Guerra Rússia-Ucrânia

Líder do Parlamento ucraniano saúda apoio de Portugal

Após a reunião com Volodymyr Zelensky, que Augusto Santos Silva afirmou ter sido “bastante útil”, o presidente da Assembleia da República interveio na sessão plenária do parlamento da Ucrânia e conversou com o seu homólogo, onde foi relevante a adesão da Ucrânia à União Europeia.

Líder do Parlamento ucraniano saúda apoio de Portugal
SERGEY DOLZHENKO/LUSA

O presidente do Parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk, disse esta quarta-feira que discutiu com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) e saudou o apoio do Governo português.

"Fico feliz por conhecer o presidente da Assembleia da República de Portugal, Santos Silva. Discutimos o apoio abrangente à Ucrânia, a adesão da Ucrânia à UE e a cooperação entre os parlamentos da Ucrânia e de Portugal neste caminho", escreveu Stefanchuk na rede social Twitter.


O líder ucraniano abordou ainda com a delegação parlamentar portuguesa o apoio a Kiev "pelos países do Sul Global".

Horas antes, Augusto Santos Silva - que lidera uma delegação parlamentar de visita a Kiev - tinha garantido que Portugal vai continuar o esforço para ampliar a coligação que apoia a Ucrânia junto dos países africanos e da América Latina que sentem a guerra como distante.

Numa intervenção proferida no parlamento de Kiev, enviada à agência Lusa, Augusto Santos Silva declarou que esse esforço de Portugal pretende "tornar claro que as fronteiras da Ucrânia são, hoje, as fronteiras da liberdade, da segurança e da paz de todo o mundo".