A presidente da Comissão Europeia está em Kiev para assinalar o Dia da Europa. Ursula Von der Leyen chegou esta manhã de comboio à capital ucraniana e tem marcado um encontro com Volodymyr Zelensky, no qual deverá reforçar o apoio dos 27 à Ucrânia. O processo de adesão do país à União Europeia (UE) estará também em cima da mesa. Ricardo Alexandre, comentador da SIC, analisou o tema na SIC Notícias.
Esta é já a quinta vez que Ursula Von der Leyen se desloca à Ucrânia desde o início da guerra. “É o reiterar de um compromisso político, é inquestionável o apoio político da UE à Ucrânia nesta altura e vai ao encontro daquilo que sente a opinião pública”, sublinha o jornalista e diretor adjunto da TSF.
Ricardo Alexandre considera que o apoio da UE à Ucrânia “continua firme, significativo, esmagador”.
Ainda assim, o comentador realça que esta visita “acontece num momento em que alguns países da UE, não colocando em causa o apoio político à Ucrânia, têm manifestado alguma reservas pela forma como essa ajuda foi feita e o impacto que essa ajuda está a ter nas suas próprias economias, nomeadamente na agricultura”.
Medidas de apoio à produção ucraniana têm prejudicado os agricultores de países como a Polónia, a Hungria, a Roménia e a Eslováquia, o que tem gerado insatisfação em alguns países da UE.