Guerra Rússia-Ucrânia

Kiev acusa Rússia de querer destruir Kherson e impedir contraofensiva

As Forças Armadas da Ucrânia afirmam que a Rússia está a utilizar aviação para causar a maior destruição possível na região ucraniana de Kherson e dificultar o início da esperada contraofensiva da Ucrânia.

Kiev acusa Rússia de querer destruir Kherson e impedir contraofensiva
UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER

Também conhecidos como "bombardeamentos de tapete", os bombardeamentos de saturação consistem no lançamento de ataques maciços para causar a destruição completa de uma determinada área.

"Infelizmente, o inimigo tem tanto medo da contraofensiva que tenta simplesmente destruir tudo o que encontra na margem direita ocidental", afirmou a porta-voz militar Natalia Gumeniuk, referindo que as forças russas estão a utilizar bombardeamentos de saturação para alcançar este objetivo.

Segundo a porta-voz militar de Kiev, as forças russas estão a usar bombas guiadas que têm um alcance de dezenas de quilómetros e que não estão ao alcance dos mísseis ucranianos.

A força aérea ucraniana tem alertado nos últimos meses para o uso deste tipo de bombas por parte da aviação russa, pedindo aos aliados ocidentais o envio de caças F-16 para obter superioridade aérea. Na segunda-feira, os bombardeamentos russos levaram a cortes de eletricidade em várias regiões ucranianas, incluindo Kherson.