Guerra Rússia-Ucrânia

Destruição de barragem provoca 16 mil desalojados em Kakhovka

Moscovo e Kiev trocam acusações em relação à responsabilidade pelo colapso de parte da estrutura da barragem de Nova Kakhovka, enquanto dezenas de povoações correm o risco de ficar submersas nos próximos dias.

Loading...

A destruição parcial de uma barragem hidroelétrica do Sul da Ucrânia ameaça inundar dezenas de localidades na região de Kherson. As Nações Unidas dizem que 16.000 pessoas ficaram desalojadas, mas que há muitas mais em risco. Kiev responsabiliza Moscovo pelo ataque e o Ministério da Defesa russo passa a culpa para a Ucrânia.

Enquanto Moscovo e Kiev trocam acusações em relação à responsabilidade pelo colapso de parte da estrutura da barragem de Nova Kakhovka, dezenas de povoações correm o risco de ficar submersas nos próximos dias.

As águas subitamente multiplicadas do rio Dnipro, que separa as forças russas e ucranianas no Sul da Ucrânia, levaram a evacuações nas duas margens,

As Nações Unidas estimam que 16.000 pessoas tenham sido obrigadas a deixar as suas casas, mas teme consequências ainda mais graves.

A Agência Internacional de Energia Atómica reage com preocupação às notícias sobre a barragem que abastece parte da água necessário para o arrefecimento dos reatores da central de Zaporíjia.