Guerra Rússia-Ucrânia

Putin está enfraquecido e é hora de negociar paz com Ucrânia, diz Trump

Donald Trump, que sempre manteve relações próximas com Vladirmir Putin, Presidente da Rússia, considera que a Ucrânia ganhou forças através da defesa do território na guerra com a Rússia.

Putin está enfraquecido e é hora de negociar paz com Ucrânia, diz Trump
Susan Walsh

Depois da visita de Mike Pence à Ucrânia, Donald Trump, também candidato à nomeação republicana, veio dizer que Vladimir Putin ficou enfraquecido pela rebelião e que é altura de negociar a paz com Kiev.

O ex-Presidente dos Estados Unidos diz que quer que as pessoas deixem de morrer por causa de uma guerra ridícula.

Em entrevista à agência Reuters, refere que a Ucrânia ganhou muito crédito pela forma como tem defendido o próprio território.

Donald Trump sempre manteve relações próximas com Vladimir Putin, Presidente da Rússia, durante os anos em que esteve na Casa Branca.

Diz que o Presidente russo ainda é um homem forte, mas que, na mente de muitas pessoas, ficou enfraquecido com a revolta do grupo Wagner.

Pence faz visita surpresa à Ucrânia

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual candidato às primárias do Partido Republicano para as presidenciais de 2024, Mike Pence, viajou na quinta-feira de surpresa até Kiev, para se reunir com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A visita ocorre dias depois da rebelião dos mercenários do Grupo Wagner, liderados por Yevgeny Prigozhin, contra o comando militar russo, no passado fim de semana.

O ex-número dois de Donald Trump durante o seu mandato presidencial (2017-2021) destacou-se pela sua firme defesa da Ucrânia perante a invasão russa, o que contrastou com algumas vozes influentes do seu partido que se opõem ao fornecimento de ajuda militar a Kiev.

Pence, que aspira a ser o candidato republicano às eleições presidenciais norte-americanas de novembro de 2024, demonstra, com esta viagem, o seu futuro apoio à Ucrânia.

Contra ele, nas primárias do Partido Republicano, destaca-se o próprio Trump que, durante o seu mandato, manteve boas relações com o Presidente russo, Vladimir Putin, e garantiu ser capaz de acabar com a guerra apenas telefonando aos líderes da Rússia e da Ucrânia.