Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky assinala 500 dias de guerra com visita à Ilha da Serpente

A pequena ilha foi tomada pelas tropas russas no início da invasão, mas as forças armadas ucranianas recuperaram-na há um ano.

O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky
Loading...

Para assinalar 500 dias de guerra, Volodymyr Zelensky visitou a Ilha da Serpente, que se tornou um símbolo da resistência ucraniana.

A pequena ilha, estratégica para controlar grande parte do acesso da Ucrânia ao Mar Negro, foi tomada pelas tropas russas no início da invasão, mas as forças armadas ucranianas recuperaram-na há um ano.

No Twitter, o chefe de gabinete do Presidente ucraniano partilhou fotografias da visita e sublinhou que é "um símbolo da invencibilidade da Ucrânia".

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, invasão condenada pela comunidade internacional que tem respondido com envio de armamento, além da imposição de sanções políticas e económicas à Rússia.

Mais de nove mil civis, incluindo 500 crianças, foram mortos desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, disse a Missão de Monitorização dos Direitos Humanos da ONU na Ucrânia, num comunicado divulgado esta sexta-feira.