Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky confirma "mortos e feridos" em ataque russo a Chernihiv

Primeiro balanço aponta para 5 mortos e 37 feridos no bombardeamento da Rússia sobre o centro de Chernihiv, no norte da Ucrânia.

Zelensky confirma "mortos e feridos" em ataque russo a Chernihiv
STRINGER

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou que há mortos e feridos no ataque da Rússia contra Chernihiv, no norte da Ucrânia. Zelensky está na Suécia para se reunir com o primeiro-ministro.

“Um míssil russo atingiu o centro da cidade na nossa Chernihiv. Uma praça, a universidade politécnica, um teatro. Um sábado normal que a Rússia transformou num dia de dor e perda. Há mortos, há feridos”, escreveu Zelensky nas redes sociais.

Pelo menos 5 mortos e 37 feridos, avança ministro do Interior

O bombardeamento russo matou pelo menos 5 pessoas no sábado e feriu 37, segundo um balanço inicial comunicado pelo ministro do Interior, Igor Klymenko.

"Cinco pessoas morreram. Trinta e sete pessoas ficaram feridas, incluindo 11 crianças. Todos estão a receber tratamento médico", disse o ministro no Telegram.


A informação do ataque tinha sido avançada hoje de manhã pelo governador da região de Chernihiv, Vyacheslav Chaus, no Telegram, afirmando que um míssil balístico tinha atingido a cidade e apelou às pessoas para se manterem protegidas.

A informação do ataque tinha sido avançada hoje de manhã pelo governador da região de Chernihiv, Vyacheslav Chaus, no Telegram, afirmando que um míssil balístico tinha atingido a cidade e apelou às pessoas para se manterem abrigadas.

Ucrânia afirma ter destruído 15 drones de fabrico iraniano lançados pela Rússia

Esta manhã as forças armadas ucranianas anunciaram hoje a destruição de "15 drones russos" durante a última noite, sublinhando que a Rússia terá usado 17 drones explosivos Shahed, de fabrico iraniano, num ataque aéreo.

Sem explicar o que aconteceu aos restantes dois drones russos, o exército ucraniano referiu através da aplicação Telegram que os ataques "foram lançados a partir da região de Kursk" e que as defesas antiaéreas foram ativadas "nas regiões norte e centro, bem como no oeste" do país.

Putin no sul da Rússia com generais para supervisionar a operação na Ucrânia

O Presidente Vladimir Putin reuniu-se com os generais encarregados da operação militar russa na Ucrânia em Rostov-on-Don, no sul da Rússia, anunciou o Kremlin na manhã deste sábado.

“Vladimir Putin realizou uma reunião na sede da operação militar especial em Rostov-on-Don. O Chefe de Estado ouviu os relatórios do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Russas Valery Gerasimov, comandantes de setor e outros funcionários”, refere o Kremlin em comunicado.

De acordo com o Kremlin, Putin deslocou-se hoje à região de Rostov-on-Don, no sul do país, para ouvir as informações do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Valeri Gerasimov, que tem sido amplamente criticado por alguns setores pela falta de vitórias na Ucrânia.

Putin foi também informado por outros comandantes e oficiais de unidades que combatem no que é conhecido na Rússia como "operação militar especial", segundo o comunicado oficial.