Guerra Rússia-Ucrânia

Notícia SIC

PCP não concorda com viagem do Presidente da República à Ucrânia

Presidente da República visita esta quarta-feira Kiev, a capital da Ucrânia. Todos os grupos parlamentares, à exceção do PCP, deram “luz verde” ao pedido de Marcelo Rebelo de Sousa.

Loading...

O Partido Comunista Português (PCP) não vê utilidade política na deslocação de Marcelo, a menos que se insira no objetivo da procura da paz. Segundo apurou a SIC, esta posição foi transmitida pelo grupo parlamentar comunista ao presidente da Assembleia da República.

Augusto Santos Silva contactou os partidos com assento parlamentar para perceber se havia assentimento do Parlamento em relação à viagem do chefe de Estado a Kiev (Ucrânia).

A votação formal vai acontecer apenas no início de setembro, quando a comissão permanente do Parlamento se reunir.

O Presidente da República visita hoje Kiev, a capital da Ucrânia. Parte da Polónia, onde esteve nos últimos três dias.

O pedido para a deslocação de Marcelo à Ucrânia chegou à Assembleia da República na noite de segunda-feira. Um pedido a que a SIC teve acesso e que foi feito já com o Presidente em solo polaco, mais precisamente em Varsóvia, "por razões de segurança".

Esta é a primeira vez que Marcelo vai a Kiev desde o início da invasão russa. Já tinha sido convidado pelo homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em maio do ano passado, quando António Costa visitou a cidade. O primeiro-ministro foi o primeiro representante do Estado a viajar para solo ucraniano. Também o presidente da Assembleia da República já o fez.

Marcelo Rebelo de Sousa sempre demonstrou apoio e solidariedade aos ucranianos e chegou a dizer que tenciona entregar presencialmente a Zelensky a condecoração com a Ordem da Liberdade.