Guerra Rússia-Ucrânia

Segundo cargueiro deixou o porto de Odessa através de corredor temporário

Kiev anunciou o estabelecimento do novo corredor marítimo no início deste mês, depois de a Rússia ter abandonado o acordo de cereais do Mar Negro.

Porto de Odessa, Ucrânia
Porto de Odessa, Ucrânia
Kostiantyn Liberov

A Ucrânia anunciou este domingo que um segundo cargueiro saiu do porto de Odessa, através de um corredor temporário criado após o fracasso do acordo de cereais do Mar Negro.

"O graneleiro PRIMUS, com bandeira da Libéria e pertencente a um operador singapurense, deixou o porto de Odessa, através do corredor temporário estabelecido para navios civis", informou o Ministério da Reconstrução ucraniano, citado pela France-Presse.

Kiev anunciou o estabelecimento do novo corredor marítimo no início deste mês, depois de a Rússia ter abandonado o acordo de cereais do Mar Negro, que visava garantir uma navegação segura para o transporte de cereais a partir dos portos ucranianos.

"Este é o segundo navio a utilizar o corredor temporário para navios civis", afirmou o comunicado, acrescentando que o navio transportava produtos siderúrgicos destinados a África.

Rússia estará a tentar expulsar drene norte-americano

O anúncio ocorre no momento em que a Rússia afirma ter enviado um caça para expulsar um aparelho não-tripulado, ou 'drone', de reconhecimento da Força Aérea dos EUA para longe das suas fronteiras no Mar Negro.

Moscovo e Kiev intensificaram as suas atividades militares no Mar Negro desde o fracasso do acordo mediado pela ONU. A Rússia bombardeou as infraestruturas portuárias ucranianas no mar e no rio Danúbio, enquanto a Ucrânia atacou navios russos nas suas águas e na península da Crimeia anexada por Moscovo. Segundo Kiev, o primeiro navio de carga a usar as novas rotas marítimas da Ucrânia no Mar Negro partiu de Odessa na semana passada.