Guerra Rússia-Ucrânia

“Robotyne foi libertada”: Ucrânia reclama reconquista de aldeia na frente de batalha

A informação é avançada pelo vice-ministro da Defesa. Desde junho que as forças ucranianas conduziam uma difícil ofensiva nesta região. Os militares vão avançar agora para sul de Mala Tokmachka.

Ucrânia reconquista aldeia de Robotyne
Loading...

O vice-ministro da Defesa ucraniano, Ganna Maliar, anunciou na manhã desta segunda-feira que o exército ucraniano reconquistou às forças russas a aldeia de Robotyne, na frente sul, onde as forças de Kiev têm estado a conduzir uma difícil ofensiva desde meados de junho.

"Robotyne foi libertada. As nossas forças estão a avançar para sudeste de Robotyne e para sul de Mala Tokmachka", disse Maliar na televisão ucraniana, referindo-se às duas cidades na região de Zaporijjia.

Por outro lado, fontes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) reivindicaram a autoria de um ataque com drones na madrugada de domingo contra aviões Su-30 e MiG-29 num aeródromo na região russa de Kursk.

Os 16 drones lançados pela Ucrânia terão também atingido um sistema de mísseis S-300 e dois sistemas autopropulsionados Pantsir. As fontes afirmam que todos os alvos do ataque foram atingidos.

O ataque terá sido realizado pela contraespionagem do SBU, o serviço de informações internas da Ucrânia.

Nos últimos dias, várias estruturas de segurança de Kiev reivindicaram a responsabilidade por vários ataques a aeródromos, portos e outras bases militares na Federação Russa e na península ucraniana da Crimeia, ocupada pela Rússia desde 2014, nos quais conseguiram destruir equipamento militar e eliminar soldados russos.