O líder turco pretende falar com o Presidente russo sobre o reatamento do acordo sobre a exportação de cereais através do Mar Negro, de que a Rússia se retirou em julho. O encontro vai decorrer esta segunda-feira, na cidade russa de Sochi.
Para o comentador da SIC, Manuel Poêjo Torres, existem algumas esperanças do acordo ser retomado, “porque Erdogan não [vai viajar] para Sochi para vir de lá de mãos vazias”, para além que o Presidente turco “ganhou muito com o último acordo dos cereais”.
“A Rússia permitiu a venda de gás à Turquia com um desconto bastante elevado e permitiu também que a Turquia pagasse esse gás mais tarde. Em contrapartida, a Turquia não impôs sanções à Rússia e serviu como interlocutor para conversar diretamente do Ocidente com a Rússia”, explicou Manuel Poêjo Torres.
Embora se tenha construído uma relação de proximidade entre Putin e Erdogan, o comentador da SIC fez referência à “série de outras posições que não estão de acordo com aquilo que o Kremlin gostaria de ver dos seus parceiros”. Acrescentado que “Erdogan continua a patrocinar o esforço de guerra ucraniano com o envio de drones Bayraktar para a frente de guerra”.
“Erdogan é um ator regional, mas de grande fluidez política que joga o mesmo jogo do Kremlin: um jogo da guerra híbrida”, concluiu.