Após a formalização da saída de Oleksi Reznikov, o Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, escolheu Rustem Umerov, atual diretor do Fundo de Propriedades do Estado, como ministro da Defesa.
Rustem Umerov, um proeminente líder da comunidade tártara da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014, tem 41 anos. Nasceu em Samarcanda, no Uzbequistão, no seio de uma família tártara da Crimeia que foi deportada da então Crimeia soviética na década de 1940.
Desde 2020, Umerov é membro de uma task-force do governo ucraniano que trabalha na estratégia para acabar com a ocupação da Crimeia. É descrito como um negociador talentoso, que chegou a integrar uma equipa ucraniana que manteve negociações com a Rússia em março de 2022, um mês após a invasão em grande escala da Rússia.
Também participou nas negociações pelo acordo de cereais e em sucessivas trocas de prisioneiros, incluindo combatentes ucranianos de Azov que foram capturados durante a batalha pela cidade de Mariupol.
Em maio, Rustem Umerov acompanhou Zelensky numa visita à Arábia Saudita e, antes, em março, já tinha acompanhado a primeira-dama Olena Zelenska durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos.
Aquele que será o novo ministro da Defesa da Ucrânia iniciou a sua carreira no setor privado. Em 2004, trabalhava numa das principais operadoras móveis da Ucrânia. Em 2013, criou a sua própria empresa de investimentos, ASTEM. É licenciado em Economia e mestre em Finanças.
Em setembro do ano passado começou a dirigir o Fundo de Propriedade do Estado, uma agência que vende ativos do Estado, ou seja, da Ucrânia, a investidores privados. É conhecido por ter transformado uma instituição que, até então, tinha estado envolvida em múltiplos escândalos de corrupção. Rustem Umerov também relançou as vendas de propriedades estatais, arrecadando receitas recordes para o Estado durante a guerra.
Saída de Reznikov oficializada
O ministro da Defesa ucraniano, Oleksi Reznikov, apresentou esta segunda-feira a demissão ao Parlamento, um dia depois de o Presidente Volodymyr Zelensky ter anunciado a sua substituição em plena guerra com a Rússia.
Reznikov, 57 anos, no cargo desde novembro de 2021, tornou-se um dos rostos da guerra contra a invasão russa, viajando frequentemente para o estrangeiro para negociar ajudas militares dos aliados ocidentais de Kiev.
O Parlamento ainda tem de aprovar a mudança na direção do importante Ministério da Defesa.
Zelensky prometeu intensificar a luta contra a corrupção, que é endémica na Ucrânia, nomeadamente em resposta às condições impostas pela União Europeia para manter o estatuto de Kiev como candidato à adesão.