O Presidente do Brasil, Lula da Silva, fará nesta terça-feira o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
O líder brasileiro chegou aos Estados Unidos no sábado à noite, e depois de reuniões económicas, dedicou esta segunda-feira aos encontros bilaterais e para preparar o discurso que vai abrir a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o que tradicionalmente é feito pelo Brasil desde 1955.
Na tribuna da ONU, espera-se que, nesta terça-feira, Lula da Silva aborde temas como o combate à fome e desigualdade social, e à importância da preservação das florestas para o equilíbrio climático.
O Presidente brasileiro chega aos Estados Unidos depois de ter passado por Cuba, onde participou do encontro do G77, grupo que reúne países emergentes ligados a Organização das Nações Unidas e à China.
No seu discurso em Havana, Lula tocou num assunto espinhoso para os norte-americanos, criticando o embargo económico dos Estados Unidos contra o país caribenho.
Há uma grande expectativa que, depois de vários desencontros, aconteça em Nova Iorque a primeira reunião entre o líder brasileiro e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.