Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia ataca oeste da Ucrânia, Kiev diz que abateu 27 dos 30 drones lançados

Os drones foram lançados a partir da Rússia e intercetados em diferentes zonas do sul, centro e oeste da Ucrânia.

Incêndio provocado por ataques russos contra Lviv.
Incêndio provocado por ataques russos contra Lviv.
STATE EMERGENCY SERVICE OF UKRAINE

Um ataque russo com drones contra a cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, fez esta manhã pelo menos um ferido num incêndio num armazém industrial. As defesas antiaéreas ucranianas abateram 27 dos 30 drones que a Rússia lançou contra o território ucraniano.

A partir da 01h30 GMT foram lançados vários drones sobre o território ucraniano. Foram ouvidas várias explosões e a passagem de veículos pesados ​​nas ruas após o toque de recolher obrigatório, noticiou um jornalista da AFP no local.

A Força Aérea Ucraniana indicou que drones estavam a atacar Lviv e que as defesas aéreas estavam em funcionamento. A Rússia usa frequentemente drones do tipo Shahed de fabrico iraniano para atacar cidades na Ucrânia.

"Ouvem-se explosões. Após um ataque em Lviv, ocorreu um incêndio num armazém industrial", escreveu o autarca de Lviv, Andriï Sadovyi, no Telegram. “Até agora, temos conhecimento de uma pessoa ferida”.

Explicou que se tratava de um homem de 26 anos “encontrado sob os escombros de um armazém” e levado para o hospital.

O governador da administração militar regional, Maksym Kozytskyi, informou no Telegram que “duas pessoas saíram dos escombros em Lviv, um homem e uma mulher”, especificando que a mulher parecia ilesa enquanto o homem estava em “mau estado”.

“A ameaça passou”, afirmou na mesma mensagem publicada às 03h00 GMT, após as sirenes assinalarem o fim do alerta aéreo.

Ataques a sul e leste

Na região de Mykolaiv (sul), dez drones Shahed foram abatidos durante a noite pelas defesas aéreas, disse o governador Vitaliy Kim na terça-feira. “Não há feridos”, segundo ele.

Em Dnipropetrovsk (centro-leste), o governador Serhiy Lysak relatou danos e um ferido após fogo de artilharia.

A força aérea ucraniana também comunicou o disparo de um míssil balístico a partir da península ocupada da Crimeia em direção a Krivi Rig, no sudeste.

De acordo com a Administração Militar de Krivi Rig, o míssil danificou vários edifícios residenciais.