Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia: fórum marcado por discussão de estratégias para aumento de armamento

O Fórum das Indústrias de Defesa é mais um passo para aproximar o país da Aliança Atlântica, e contou com a presença do secretário de Estado da Defesa de Nacional, Carlos Pires.

Loading...

Esta sexta-feira realizou-se, em Kiev, o Fórum das Indústrias de Defesa. A Ucrânia quer reforçar a produção de equipamento militar no próprio território. O encontro de especialistas de 26 países contou com a participação portuguesa. A reportagem é da correspondente da SIC, Iryna Shev.

Pelas ruas de Kiev a vida segue sem qualquer referência à presença de diplomatas e de especialistas da indústria do armamento de várias partes do mundo.
Que discutiam, num encontro à porta fechada, um plano conjunto para o aumento da produção de equipamento militar dentro da Ucrânia, numa ideia apoiada pela população.

Desde que começou a invasão em larga escala, a Ucrânia reformulou a produção de armamento que tinha para ir ao encontro dos padrões da Aliança Atlântica e começou do zero o fabrico de, por exemplo, vários tipos de artilharia.

Ainda assim, a produção própria não é suficiente e a dependência do ocidente é uma realidade incontornável.

O Fórum das Indústrias de Defesa é mais um passo para aproximar o país da Aliança Atlântica, e contou com a presença do secretário de Estado da Defesa de Nacional, Carlos Pires.

Portugal foi um dos 26 países presentes na iniciativa onde se debateu a produção de armamento na Ucrânia.