Guerra Rússia-Ucrânia

Visita de Zelensky a Portugal marcada por forte dispositivo de segurança

Portugal recebeu pela primeira vez a visita de um Chefe de Estado de um país em guerra. A visita de Volodymyr Zelensky ficou marcada por um forte dispositivo de segurança em seu redor mas o nível da escala de risco atribuído pelas autoridades não foi o mais elevado.

Loading...

A primeira visita a Portugal do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exigiu que fosse acionado um grande dispositivo de segurança. Entre atiradores de elite, agentes com coletes à prova de bala, caças da Força Aérea e outras aeronaves marcaram a chegada do Presidente ucraniano a território nacional.

Esta é a primeira vez que Portugal recebe um Chefe de Estado de um país em guerra. Embora se trate de uma operação complexa e arriscada, o relatório de análise de risco não atribuiu a esta visita de Estado o nível mais elevado de ameaça, segundo a SIC conseguiu apurar. Ainda assim foi considerada uma operação mais arriscada do que, por exemplo, a última visita do Papa a Portugal.

Cumpridas as formalidades de desembarque e sempre acompanhado por meios aéreos Zelensky deixou o aeroporto de Lisboa numa viatura blindada. Uma operação de grande envergadura que reuniu 250 operacionais da Policia de Segurança Pública (PSP).

À sua volta, o Presidente da Ucrânia teve direito a uma cápsula de segurança ainda mais apertada com 30 elementos do Corpo de Segurança Pessoal e do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Todo o percurso feito por Volodymyr Zelensky foi seguido por uma equipa médica e uma ambulância do INEM. O Presidente ucraniano fez-se também acompanhar por oficiais de segurança ucranianos.