Na antena da SIC Notícias, Germano Almeida afirmou este sábado que Vladimir Putin teme a entrada da Ucrânia na União Europeia. O comentador SIC considera que o grande inimigo do Presidente russo é a democracia e que este está a tentar “impor pela força” o autoritarismo na Ucrânia.
Sobre o alargamento da UE, considera que será um grande desafio e irá implicar alterações nas regras europeias e uma reforma institucional. No entanto, será um “passo decisivo” para os próximos anos.
Cimeira da paz “inconclusiva”
Sobre a necessidade de uma segunda cimeira da paz, Germano Almeida sublinha que tal mostra que a primeira ronda, na Suíça, foi inconclusiva. Zelensky já manifestou a vontade de realizar a cimeira num país do sul global, decisão que “não é de somenos”.
“Eventualmente num país africano ou da América Latina, para mostrar que o que vai prevalecer é a ideia da paz justa e duradoura que obriga o agressor a parar e retirar”, afirma o comentador SIC.
Em relação à visita dos EUA ao Vietname, pouco depois da de Vladimir Putin, Germano Almeida explica que foi uma boa ‘jogada’ da administração Biden, “para mostrar que mantém relações” com um país ainda “muito dependente da Rússia”.