O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, reiterou este sábado o apoio político, militar, económico e humanitário à Ucrânia no dia nacional daquele país.
Na rede social X, a propósito do Dia Nacional da Ucrânia, Montenegro manifestou ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, "a expressão de profunda amizade e solidariedade".
Na mesma publicação, o primeiro-ministro português frisou a disponibilidade para prestar "apoio político, militar, económico e humanitário de Portugal, enquanto for necessário, para uma paz duradoura, que respeite o direito internacional, os direitos humanos e a democracia".
Celebra-se este sábado o 33.º aniversário da independência da Ucrânia. O Parlamento ucraniano declarou a independência a 24 de agosto de 1991, depois da queda do muro de Berlim e da desintegração da União Soviética.
A confirmação chegou em dezembro desse ano, através de referendo nacional, no qual 90% dos ucranianos votou a favor da independência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Com LUSA