Guerra Rússia-Ucrânia

Ataque russo em Kharkiv faz quatro mortos, incluindo uma criança

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, fica a cerca de 40 quilómetros da fronteira com a Rússia e tem sido constantemente bombardeada desde o início da guerra.

Ataque russo em Kharkiv faz quatro mortos, incluindo uma criança
Vitalii Hnidyi

Quatro pessoas, incluindo uma criança, morreram esta sexta-feira em ataques aéreos russos em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, informaram as autoridades locais, numa altura em que Moscovo mantém bombardeamentos intensivos enquanto as suas tropas progridem no leste do país.

"No distrito de Nemishlianskii, os ocupantes mataram uma criança num parque infantil. Pelo menos outras três pessoas ficaram feridas na zona", indicou o presidente da câmara da cidade, Igor Terekhov, na rede Telegram.

Outras três pessoas morreram num "edifício em chamas" durante outro ataque no bairro denominado Industrialny, segundo o autarca.

"Como resultado dos ataques inimigos em Kharkiv, 28 pessoas ficaram feridas", disse Oleg Synegoubov, chefe do distrito militar local no Telegram, especificando que os "serviços de resgate continuam o seu trabalho".

Synegoubov também partilhou um vídeo na mesma rede, mostrando carros e apartamentos em chamas, libertando um fumo negro e espesso.

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, fica a cerca de 40 quilómetros da fronteira com a Rússia e tem sido constantemente bombardeada desde o início da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, altura em que forças terrestres russas chegaram a entrar na cidade mas foram repelidas pela defesa ucraniana.