Guerra Rússia-Ucrânia

REPORTAGEM SKY NEWS

Habitantes de Oryol na Rússia temem possíveis ataques ucranianos com mísseis de longo alcance

A última vez que a guerra chegou à cidade russa de Oryol foi em 1941, na altura da ocupação Nazi. Ao fim de 83 anos, os combates voltam a estar próximos com o ataque ucraniano na região de Kursk. Se o Ocidente permitir que Kiev utilize os mísseis de maior alcance, Oryol ficará na linha de fogo. A reportagem é da Sky News, televisão parceira da SIC.

Putin
Loading...

A incursão ucraniana na região de Kursk fica a apenas 160 quilómetros a sul de Oryol. A cidade russa corre agora o risco de ficar na linha de fogo, se o Ocidente permitir que Kiev utilize os mísseis de maior alcance.

Os habitantes da região estão cada vez mais receosos do que pode vir acontecer num futuro, que não parece estar muito longe. Ainda assim, vão tentando viver a vida com normalidade.

Mas, nas últimas semanas, começaram a surgir abrigos antibombas improvisados - um sinal de que as coisas não estão a correr como planeado para a Rússia.

Mas a mensagem que Moscovo tenta passar à população contraria essa ideia. Muitos acreditam que a Rússia é a "vítima inocente sob ataque".

"Os russos são bondosos. Não querem guerra", refere uma das habitantes de Oryol.

Do outro lado, a Ucrânia continua a defender que a Rússia é a grande responsável pela guerra.