Guerra Rússia-Ucrânia

Enviados SIC

Tropas portuguesas junto à fronteira com a Ucrânia "vão atuar se for necessário"

O ministro da Defesa, Nuno Melo, visitou esta quarta-feira as tropas portuguesas na Roménia. Com o aumento da escalada do conflito na Ucrânia, Portugal e os países aliados intensificam os exercícios junto à fronteira.

Tropas portuguesas na Roménia
Loading...

A guerra esta a 300 quilómetros do lado de lá da fronteira. No lado da Roménia, os treinos são a valer. Os militares afinam a estratégia, sempre com o dedo no gatilho, porque nunca sabem quando a realidade no leste da Europa pode obrigar a abandonar a ficção.

"Vocês não estão aqui para treinar, mas para atuar se as circunstancias o exigirem, em defesa de um bem maior", diz o ministro da Defesa, Nuno Melo, que visitou esta quarta-feira as tropas portuguesas na Roménia.

E se esse dia chegar, o contingente garante estar preparado. “O nosso objetivo máximo é a guerra, quer ela exista ou não”, afirma o segundo-sargento Carlos Sousa.

Em Caracal, há 225 militares portugueses, que "não estão na Roménia de ferias”, garante Nuno Melo.

Forças Armadas assumem comando de unidade

A partir do próximo mês, Portugal assume o comando de uma unidade com capacidade de planeamento e execução de missões de combate.

É a primeira vez que o exercito português, através das operações especiais, assume um papel tao importante num cenário de conflito internacional - um estatuto que reforça a credibilidade operacional das Forças Armadas, mas que também as coloca sob uma rigorosa avaliação da NATO.