O presidente ucraniano começou, nesta quinta-feira, um périplo de 24 horas por várias capitais europeias para apresentar o seu "plano para a vitória". Volodymyr Zelensky começou o dia em Londres e terminou em Paris.
Zelensky chegou a Londres com objetivos claros: pedir mais ajuda ao ocidente e apresentar o seu plano para a vitória. O presidente ucraniano reuniu com o primeiro-ministro britânico, em Downing Street.
Em cima da mesa, terá também estado o eventual uso em território russo de mísseis de longo alcance britânicos por parte da Ucrânia - negociações que até tiveram algum progresso recentemente, mas que parecem ter estagnado nas últimas semanas.
Esta foi também uma visita que serviu para Keir Starmer garantir, mais uma vez, o apoio incondicional a Kiev.
Mas o encontro acabou por ser trilateral, porque o novo secretário-geral da NATO também esteve esta quinta-feira em Downing Street. Foi uma das primeiras viagens internacionais de Mark Rutte no novo cargo.
De Londres, Zelensky seguiu para Paris. O presidente ucraniano foi recebido pela quinta vez por Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, onde deixou bem claro quais são as necessidades prementes da Ucrânia.
Na agenda de Zelensky estão ainda mais paragens europeias - Berlim e Roma são os seguintes destinos.