Guerra Rússia-Ucrânia

Explicador

Putin vai mesmo usar armas nucleares?

Vladimir Putin assinou um decreto que amplia a doutrina nuclear da Rússia, permitindo um uso mais alargado de armas nucleares. Mas será que o Presidente russo vai mesmo usar armas nucleares ou não passa tudo de retórica? Eis o explicador de Maria João Tomás.

Loading...

A nova doutrina nuclear russa pressupõe a utilização de armas nucleares caso seja alvo de um ataque com mísseis convencionais, drones ou outro tipo de armento de longo alcance apoiado por uma potência nuclear.

O que já aconteceu. Depois de ter disparado mísseis ATACMS dos Estados Unidos contra a Rússia, a Ucrânia lançou esta quarta-feira cerca de uma centena de mísseis Storm Shadow do Reino Unido contra território russo.

E agora? Será que Putin vai mesmo responder com armas nucleares?

A comentadora da SIC Maria João Tomás explica que Putin já alterou a doutrina nuclear por 12 vezes e que, apesar de não acreditar que avance para uma guerra nuclear, afirma que Putin não deixará passar os ataques ucranianos em branco.

“Desta vez a Rússia vai responder à séria. (…) Não creio que vamos ter uma guerra nuclear, mas Putin vai provavelmente usar mísseis com alcance mais curto e destruição menor”, diz.

Ao fim de 1.000 dias de guerra na Ucrânia, o que mudou? Qual a ameaça russa na Europa? Está a Europa preparada para a guerra ou para uma crise? O que podemos esperar dos EUA? São algumas das perguntas às quais Maria João Tomás dá resposta com o seu explicador na SIC Notícias.