Os Estados Unidos da América (EUA) não vão devolver à Ucrânia as armas nucleares que foram entregues com a independência do país. A garantia foi deixada, este domingo, pela administração de Joe Biden.
Um artigo do jornal The New York Times, sem revelar fontes, dava a entender que Washington poderia estar a avaliar a possibilidade de devolver à Ucrânia as armas nucleares de que o país abdicou na independência.
Mas, este domingo, o conselheiro de segurança de Joe Biden afastou totalmente essa possibilidade. Garante que o país quer reforçar a capacidade militar da Ucrânia, mas sem envolver armas nucleares.
Ataques russos e ucranianos fazem vítimas mortais
A noite passada voltou a ser de ataques russos em território ucraniano. Kiev diz que destruiu 32 dos 78 drones lançados por Moscovo. A já frágil rede elétrica da Ucrânia tem sido visada pelos ataques, numa altura em que o inverno rigoroso começa a aparecer.
Um prédio residencial, numa aldeia perto de Dnipro, foi um dos alvos dos ataques que começaram assim que a noite caiu. Quatro pessoas morreram no ataquee 25 ficaram feridas. Ao todo, durante a noite, morreram pelo menos nove pessoas.
A Ucrânia também atacou território russo, atingindo uma zona residencial e matando um rapaz de 11 anos.