O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou-se, esta terça-feira, disposto a "uma troca" de territórios com a Rússia, no contexto de eventuais negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos, considerando que a Europa sozinha não conseguirá garantir a sua segurança.
Para o coronel Carlos Mendes Dias, comentador SIC, "a troca de territórios e das suas populações é normal nesta jornada", no entanto, "não é um grande instrumento a utilizar pelo presidente Zelensky, mas é dos poucos que tem".
Se o presidente norte-americano, Donald Trump, conseguir levar a Ucrânia e a Rússia à mesa das negociações, "trocaremos um território por outro", assegurou Zelensky, numa entrevista ao diário britânico The Guardian, embora acrescentando não saber que território pediria Kiev em troca.
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, garante que Moscovo já mostrou que tem capacidade para alcançar a "paz através da força", pelo que garante que a nação não aceita a proposta de Zelensky.
Este é um dos temas em análise no habitual explicador do Jornal do Dia, com o coronel Carlos Mendes Dias.