Zelensky quer "garantias de segurança" antes de quaisquer negociações com os EUA para "travar Vladimir Putin".
É a imposição do Presidente ucraniano, que esta sexta-feira esteve reunido com o vice-presidente norte-americano, JD Vance.
Só depois disso, Zelensky aceitará negociar um plano comum com Donald Trump, para depois então encontrar-se pessoalmente com Vladimir Putin.
Na reunião, Vance disse a Zelensky que os Estados Unidos pretendem alcançar uma "paz duradoura" na Ucrânia, "uma paz que não mergulhe a Europa de Leste em conflito dentro de apenas alguns anos".
O vice-presidente norte-americano classificou a reunião como "uma boa conversa", a que se seguirão mais "nos próximos dias, semanas e meses".