Guerra Rússia-Ucrânia

"Juntos somos mais fortes": Montenegro apela à união, mas estará ausente da reunião convocada por Macron

Portugal não estará presente na reunião informal de emergência convocada por Emmanuel Macron para esta segunda-feira, em Paris. O primeiro-ministro português garante que o país está em "permanente contacto com os parceiros europeus e transatlântico".

"Juntos somos mais fortes": Montenegro apela à união, mas estará ausente da reunião convocada por Macron
Dylan Martinez/Reuters

Os Estados Unidos estão a consultar os aliados europeus sobre eventuais soluções para o conflito na Ucrânia e quais as perspetivas para o período pós-guerra. Fonte do Governo confirmou à SIC que Portugal foi um dos países consultados.

Ainda esta segunda-feira está marcada uma reunião informal de emergência em Paris, convocada por Emmanuel Macron, com um tema único na agenda: a Ucrânia. O Governo português estará ausente, embora esteja em "permanente contacto com os parceiros europeus e transatlântico", garantiu Luís Montenegro numa publicação na rede social X.

Segundo as agências de notícias internacionais, nesta reunião estará a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, assim como chefes de Governo de sete países e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

- Com Lusa