Guerra Rússia-Ucrânia

Aliados europeus prontos para enviar forças de paz para a Ucrânia

Os líderes das maiores potências da Europa estão em Paris para uma reunião de emergência sobre o futuro da Ucrânia. A cimeira foi convocada pelo Presidente francês e arrancou com uma revelação surpreendente: Suécia, Reino Unido e Alemanha já admitiram estarem dispostos a enviar tropas para o terreno.

Loading...

No diário britânico Telegraph, o chefe do governo do Reino Unido escreveu que o país está pronto para enviar para a Ucrânia forças de manutenção de paz, se e quando a guerra acabar. Alemanha e Suécia dizem que o debate é prematuro mas não afastam o cenário.

Em sentido inverso, países como a Polónia ou a Hungria já afastaram a possibilidade. As posições foram assumidas antes do arranque da cimeira de emergência que junta em Paris os líderes mais influentes da Europa.

EUA e Rússia juntos sem a Europa

A reunião foi convocada pelo Presidente francês depois de EUA e Rússia terem iniciado conservações sobre a Ucrânia sem consultarem a Europa. Esta terça-feira o chefe da diplomacia russo encontra-se na Arábia Saudita com o homólogo norte-americano. A reunião procura lançar as bases para um eventual acordo de paz na Ucrânia.

O chefe de estado da Ucrânia que esta semana está também de visita ao Médio Oriente já disse que não vai participar no encontro entre as delegações russa e norte-americana que servirá ainda para preparar a reunião entre Vladimir Putin e Donald Trump que ainda não tem data marcada.

Na próxima semana cumprem-se três anos de guerra na Ucrânia. A data será assinalada com a presença em Kiev da chefe da Comissão Europeia e de toda a equipa de comissários.