Três anos depois do início da guerra. Trump tenta fechar um acordo de minerais com a Ucrânia o mais rápido possível. Pretendia metade dos recursos naturais ucranianos em troca da ajuda norte-americana para combater os russos. Mas Zelensky recusou e fez uma contraproposta.
Por enquanto, os Estados Unidos preferem manter os aliados do velho continente de fora das negociações o que não está a agradar nem aos líderes europeus nem a Zelensky.
Na próxima semana, o presidente francês vai a Washington. Antes do encontro com Trump, quer deixar claro que a impulsividade e a imprevisibilidade do presidente norte-americano podem jogar a favor da Europa.
O Kremlin avança que a segunda reunião entre os Estados Unidos e a Rússia deverá acontecer nas próximas duas semanas. O encontro será, novamente, num país terceiro como acontece há vários anos...quando há reuniões de alto nível.
A revista francesa Le Point revela que Donald Trump e Vladimir Putin têm encontro marcado a 9 de maio na praça vermelha em Moscovo. A parada militar que o presidente russo faz questão de mostrar ao mundo celebra a vitória da então União Soviética contra a Alemanha Nazi no final da segunda guerra mundial.
Os russos celebram a 9 de maio enquanto que o resto do mundo em especial a europa ocidental celebra a 8 de maio.