Na véspera dos três anos de guerra na Ucrânia, a Rússia anunciou o controlo de mais uma vila na região de Lugansk. Entretanto, Donald Trump anunciou uma nova ronda de negociações para a paz, em Riade, já esta terça-feira.
O encontro está marcado para terça-feira, na Arábia Saudita. Donald Trump prevê que os representantes dos Estados Unidos e da Rússia se sentem à mesa pela segunda vez para discutir o fim da guerra na Ucrânia.
Mas agora, menos de 24 horas depois do anúncio do presidente dos Estados Unidos, a Rússia garante que o encontro não vai acontecer. Se de um lado, Donald Trump tenta pôr fim à guerra, do outro tenta obter retorno financeiro. A forma de reaver esse dinheiro seria através da entrega de terras raras e outros minerais, essenciais para inovações tecnológicas aos Estados Unidos. Com acordo ou não, no terreno, a situação continua complexa.
A Rússia lançou perto de 270 ataques com drones a várias cidades ucranianas, incluindo Kiev. Cerca de cento e quarenta foram abatidos, e os restantes acabaram por desaparecer dos radares de defesa. Há vários edifícios e automóveis danificados. Morreu pelo menos uma pessoa. Ainda este domingo, a Rússia anunciou também o controlo de mais uma vila na região de Lugansk.