Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia diz que não vai haver encontro com EUA

A Rússia anunciou avanços na região de Lugansk, na véspera do dia em que se assinalam três anos de guerra na Ucrânia. Donald Trump anunciou, entretanto, novas negociações com Moscovo, já na terça-feira.

Loading...

Na véspera dos três anos de guerra na Ucrânia, a Rússia anunciou o controlo de mais uma vila na região de Lugansk. Entretanto, Donald Trump anunciou uma nova ronda de negociações para a paz, em Riade, já esta terça-feira.

O encontro está marcado para terça-feira, na Arábia Saudita. Donald Trump prevê que os representantes dos Estados Unidos e da Rússia se sentem à mesa pela segunda vez para discutir o fim da guerra na Ucrânia.

Mas agora, menos de 24 horas depois do anúncio do presidente dos Estados Unidos, a Rússia garante que o encontro não vai acontecer. Se de um lado, Donald Trump tenta pôr fim à guerra, do outro tenta obter retorno financeiro. A forma de reaver esse dinheiro seria através da entrega de terras raras e outros minerais, essenciais para inovações tecnológicas aos Estados Unidos. Com acordo ou não, no terreno, a situação continua complexa.

A Rússia lançou perto de 270 ataques com drones a várias cidades ucranianas, incluindo Kiev. Cerca de cento e quarenta foram abatidos, e os restantes acabaram por desaparecer dos radares de defesa. Há vários edifícios e automóveis danificados. Morreu pelo menos uma pessoa. Ainda este domingo, a Rússia anunciou também o controlo de mais uma vila na região de Lugansk.