O presidente dos Estados Unidos da América afirmou, esta tarde, que, "dentro de semanas, deixará de haver guerra na Ucrânia". Trump adianta que os presidentes da Ucrânia e da Rússia estarão na Casa Branca para assinar um acordo de paz.
A declaração foi feita, esta segunda-feira, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, após um encontro entre os dois na residência oficial do chefe de Estado norte-americano.
Donald Trump referiu que Volodymyr Zelensky assinará o acordo na sala oval da Casa Branca "nesta semana ou na próxima", depois de afirmar que o próprio fez mais pela paz na Ucrânia "do que qualquer outro" e que, se não tivesse vencido as eleições norte-americanas, a guerra iria continuar.
Já Emmanuel Macron insistiu que os ucranianos têm de estar à mesa das negociações, para haver um acordo de paz. Considera, por isso, "importante" o anúncio de Trump de que irá encontrar-se com Zelensky. Pela parte da Europa, o presidente francês garante que esta estará presente para "garantir uma paz durável".