Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky pede que ninguém se esqueça do povo ucraniano e agradece apoio

"É importante que o povo ucraniano saiba que não está sozinho, que os seus interesses estão representados em todos os países, em todos os cantos do mundo", acrescentou Zelensky.

Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky
Evgeniy Maloletka

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu este sábado que "ninguém se esqueça" do seu país, que enfrenta um conflito armado com a Rússia, após a discussão pública durante um encontro com Donald Trump, na Casa Branca.

"Para nós é muito importante que a Ucrânia seja ouvida e que ninguém se esqueça dela, nem durante a guerra nem depois", escreveu Zelensky numa mensagem publicada na sua conta no Telegram.

"É importante que o povo ucraniano saiba que não está sozinho, que os seus interesses estão representados em todos os países, em todos os cantos do mundo", acrescentou Zelensky, que esta sexta-feira esteve reunido com a comunidade ucraniana na capital dos Estados Unidos.

O Presidente ucraniano também aproveitou para reiterar o seu agradecimento ao apoio recebido, sem mencionar de forma direta o incidente com Trump, que resultou numa inédita e tensa discussão pública.

"Obrigado pelo vosso apoio durante este momento difícil, por todos os vossos esforços pela Ucrânia e pelos ucranianos, e pela vossa ajuda, não apenas diplomática e financeira, mas também política, e pelas vossas orações", acrescentou.

Zelensky e a comitiva ucraniana acabaram por abandonar prematuramente o encontro na Casa Branca após a referida troca de palavras, durante a qual Trump acusou o líder da Ucrânia de estar a "brincar com a terceira guerra mundial".

A reunião acabou também sem a assinatura do acordo sobre minerais que tinha levado Zelensky a Washington.