O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a dizer que acredita que a Rússia vai assinar em breve um acordo para pôr fim à guerra na Ucrânia.
As declarações foram feitas na sexta-feira, antes de embarcar no Air Force One, rumo à sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.
"Estou a sentir, do ponto de vista de um cessar-fogo, e, em última análise, de um acordo, algumas boas vibrações vindas da Rússia.”
Portugal junta-se a conferência virtual de 25 países para discutir apoio à paz na Ucrânia
Líderes de 25 países, entre os quais Portugal, vão participar este sábado numa conferência virtual organizada pelo Reino Unido para discutir como é que podem contribuir para os esforços de paz na Ucrânia.
O encontro, por videoconferência, pretende "aprofundar a forma como os países pretendem contribuir" para a coligação de países dispostos a participar numa força de manutenção de paz caso seja alcançado um cessar-fogo, avançou o Governo britânico num comunicado.
A reunião também vai atualizar os presentes com informação e progressos alcançados na reunião dos chefes de Estado-Maior realizada em Paris na terça-feira e sobre a mobilização de mais ajuda militar à Ucrânia.
A conferência acontece após várias semanas de diplomacia intensa por parte dos países europeus para mostrar aos Estados Unidos a disponibilidade para participar num processo de paz, mas também dos EUA, que têm mantido contactos com Kiev e Moscovo para chegar a um entendimento.
- Com Lusa