Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky expressa desconfiança em Putin e espera que Trump compreenda as verdadeiras intenções russas

A correspondente da SIC em Kiev, Iryna Shev refere que Zelensky não confia em Putin e considera que o Presidente russo quer conquistar a maior quantidade de território da Ucrânia antes de se sentar à mesa das negociações.

Loading...

As negociações para um cessar-fogo na Ucrânia "vão começar no domingo em Jeddah", na Arábia Saudita, anunciou o enviado norte-americano para o Médio Oriente Steve Witkoff. Não há informação se a Ucrânia vai ou não estar representada, mas é pouco provável, considera a correspondente da SIC em Kiev, Iryna Shev.

"Não há informação se a Ucrânia vai ou não estar representada, mas é pouco provável porque nesta altura, ao que parece, são as delegações norte-americana e russa que vão ter que definir, vão ter que perceber melhor aquilo que foi falado no telefonema entre Donald Trump e Vladimir Putin".

As delegações dos dois países reúnem-se na Arábia Saudita, que volta a ser mais uma vez o palco de conversações diplomáticas que têm a ver com a guerra na Ucrânia. Do lado norte-americano, Mike Wallz e também Marco Rubio vão estar presentes, também é expectável que se conte com a presença de Steve Witkoff, conselheiro de Donald Trump para assuntos relacionados com o Médio Oriente, mas que se tornou uma personagem central também em assuntos que têm a ver com a guerra na Ucrânia.

Steve Witkoff avançou com a notícia de que a Arábia Saudita vai receber as delegações norte-americana e russa para mais uma ronda de conversas sobre a interrupção de ataques contra as infraestruturas energéticas, um dos pontos essenciais da conversa entre Vladimir Putin e Donald Trump que combinaram parar os ataques contra as infraestruturas energéticas da Ucrânia.

"Steve Witkoff espera que o Presidente ucraniano reaja de uma forma positiva a este tipo de iniciativa. Foi isso que Witkoff disse numa entrevista. E é curioso que ele diga isso porque na verdade foi Volodymyr Zelensky que inicialmente até propôs que o cessar-fogo começasse precisamente pelo ar, ou seja, por parar os ataques contra as infraestruturas energéticas".

Zelensky que ontem esteve de visita oficial à Finlândia e foi lá que foi recebendo as informações relativas ao telefonema entre Donald Trump e Vladimir Putin.

"Zelensky foi questionado pelos jornalistas sobre o que achava sobre aquilo que saiu deste telefonema e disse que não confia em Vladimir Putin e que espera que desta vez Donald Trump perceba aquilo que realmente quer o Presidente russo. Do ponto de vista de Volodymyr Zelensky, Putin quer conquistar a maior quantidade de território da Ucrânia antes de se sentar à mesa das negociações".