O vice-presidente dos Estados Unidos disse esta quarta-feira que a Rússia está a fazer demasiadas exigências para pôr fim à guerra. JD Vance não especificou quais os requisitos impostos pelos russos, mas disse que é preciso ouvir a Ucrânia.
“Ainda não estou assim tão pessimista. Não diria que os russos não estão interessados em resolver este assunto. O que eu diria é que, neste momento, os russos estão a pedir um determinado conjunto de requisitos, um determinado conjunto de concessões para pôr fim ao conflito. Nós achamos que eles estão a pedir demasiado.
Acrescentando de seguida que “obviamente, os ucranianos são muito importantes. São o outro lado da outra parte, pelo menos no conflito direto. E temos de perguntar o que é que os ucranianos precisam para levar este conflito a um desfecho. E vamos continuar a ter essa conversa”.
Na conferência de líderes de Munique, em Washington, disse que a Rússia e a Ucrânia têm de falar diretamente para pôr fim ao conflito e devem chegar a acordo sobre os termos das negociações.
Afirma que os Estados Unidos estão focados em criar um acordo a longo prazo depois do Kremlin ter rejeitado a proposta norte-americana de um cessar-fogo de 30 dias. Vance diz que é impossível para os Estados Unidos intervir para um cessar-fogo sem os dois países negociarem primeiro entre si.