Guerra Rússia-Ucrânia

Reunião entre Rússia e Ucrânia marcada para segunda-feira não deverá acontecer

Kiev admite estar pronta para discutir a paz, mas quer garantias concretas e condiciona a presença no encontro com a receção prévia do memorando, que Moscovo continua a recusar. 

Loading...

Zelensky tem a certeza de que Putin está a brincar com as negociações de paz e que não as quer agora, nem nunca. Ou seja, a reunião marcada para segunda-feira, em Istambul, não deverá acontecer. 

Esta sexta-feira, Zelensky recebeu em Kiev o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, que, antes, já tinha passado por Moscovo. 

Agradeceu os esforços da Turquia para uma paz duradoura na Ucrânia, mas não confirmou se vai enviar representantes para Istambul na próxima segunda-feira. 

Ucrânia disponível para discutir a paz

A Ucrânia admite estar pronta para discutir a paz, mas quer garantias concretas e condiciona a presença no encontro com a receção prévia do memorando, que a Rússia continua a recusar. 

O Presidente ucraniano não partilha do otimismo da Turquia e dos Estados Unidos. Acusa Putin de não querer avançar nas negociações de paz, de ignorar todos os apelos para o cessar-fogo e de tudo fazer para que a nova ronda negocial não tenha resultados pelo tempo que for necessário. 

Só na última semana, a Rússia reivindicou a ocupação de 13 localidades em território ucraniano, quatro delas na região deSumy.