Guerra Rússia-Ucrânia

Alegria no meio da guerra: em Kiev há um café onde se pode fazer 'terapia' com porquinhos

As vantagens de interagir com os animais são já (bem) conhecidas. Em Kiev, dois ucranianos decidiram abrir um espaço que já está a ser visto como “algo de bom” no meio da guerra.

Loading...

Em Kiev abriu um café onde é possível conviver e brincar com leitões. O conceito foi criado por um casal que regressou à capital ucraniana depois de ter estado refugiado em França.

O objetivo é combater o trauma provocado pela guerra. Quem já experimentou diz que funciona.

“Não estava à espera de conseguir relaxar aqui. É muito difícil relaxar no geral. (...) Agora estou aqui com eles, dou-lhes festinhas e isso traz-me alegria”, conta a ucraniana Lina Yanopola.

Loading...

As vantagens de interagir com os animais não são só para adultos. Iryna Kustova, mãe de três crianças, explica que este espaço é “algo de bom” no meio da guerra.

“Para as crianças é difícil psicologicamente lidar com o facto de estarmos em guerra constantemente. Eles precisam de ver algo bom”, afirma.

Entre os leitões há um chamado ‘Peppa’, uma referência à Porquinha Peppa, um desenho animado de sucesso entre os mais novos. Mas este projeto está já a ser questionado por ativistas dos direitos dos animais, que alertam para o stress causado aos animais.