Guerra Rússia-Ucrânia

Vários mortos em ataques da Rússia a diferentes cidades ucranianas

Sumy, Odessa e Khaviv foram alguns dos locais atingidos por ataques russos durante a madrugada. Em Sumy, no nordeste do pais terão morrido pelo menos três pessoas em vários bombardeamentos.

Loading...

Várias cidades ucranianas foram atacadas pela Rússia durante a madrugada, entre as quais Sumy, Odessa e Khaviv, causando vários mortos. Na memória permanecem os inéditos ataques ucranianos a solo russo que, sabe-se agora, chegaram a atingir, mais uma vez a ponte que liga a Rússia à Crimeia.

As imagens têm poucos segundos, mas mostram bem a violência do impacto dos explosivos colocados debaixo da linha de água pelos operacionais dos serviços secretos ucranianos num dos pilares da ponte de Kerch, uma operação simbólica contra uma ligação rodoferroviária concluída em tempo recorde depois da anexação da Península ucraniana pela Rússia em 2014.

Segundo as autoridades russas, otrânsito, que chegou a estar cortado, já foi restabelecido.

Moscovo responsabilizou Kiev pelo colapso de duas pontes e vários acidentes ferroviários que terão causado a morte a sete pessoas e mais de uma centena de feridos na maior operação levada a cabo pela Ucrânia em solo russo desde o início da guerra.

Imagens de satélite de duas bases aéreas, em Murmansk and Irkutsk, situadas a muitos milhares de quilómetros no Sibéria ou junto à fronteira com a Mongolia dão conta da destruição causada por drones transportados de forma dissimulada e acionados à distância.

Segundo a Ucrânia, na operação terão sido inutilizados 41 caças de guerra, infringindo custos de 7 mil milhões de dólares que se traduz na perda de 1/3 da capacidade russa de transporte de mísseis de cruzeiro.

Ainda assim, durante a noite, várias cidades ucranianas foram atacadas por mísseis e drones russos. Em Sumy, no nordeste do pais terão morrido pelo menos três pessoas em vários bombardeamentos que atingiram também as cidades de Kharkiv, Chernihiv e Odessa.