Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia lançou mais de 300 drones e 7 mísseis contra a Ucrânia

A Rússia lançou mais de 300 drones e 7 mísseis contra a Ucrânia durante a noite, segundo o exército ucraniano. Atingiu Kiev e uma maternidade em Odessa.

Rússia lançou mais de 300 drones e 7 mísseis contra a Ucrânia
Valentyn Ogirenko

A Rússia lançou 315 drones de ataque e sete mísseis visando a Ucrânia durante a noite, informou a Força Aérea da Ucrânia esta terça-feira. Segundo o Presidente Zelensky, as unidades ucranianas destruíram ou neutralizaram 284 drones e todos os mísseis.

"Os bombardeamentos atingiram sobretudo as cidades de Kiev e Odessa."[Os bombardeamentos de hoje] foram dos maiores ataques contra Kiev, Odessa, bem como contra as regiões de Dnipro e Chernihiv", afirmou Zelensky, explicando que os 'drones' e os mísseis, entre eles dois mísseis balísticos norte-coreanos, provocaram danos em edifícios residenciais e em infraestruturas urbanas.

Ainda segundo o chefe de Estado ucraniano, uma maternidade em Odessa foi um dos alvos do ataque russo da noite passada, que causou vários mortos e pelo menos 13 feridos, embora os números estejam ainda por confirmar, segundo reportou a agência noticiosa espanhola EFE.

Já a agência Associated Press (AP) adianta que os ataques provocaram dois mortos e 13 feridos, embora adiante que os números são provisórios.

Na rede social X, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, denunciou o que classifica de um dos maiores ataques aéreos da Rússia contra Kiev.

"Os ataques russos com mísseis e mísseis Shahed abafam os esforços dos Estados Unidos e de outros países do mundo para forçar a Rússia à paz", escreveu Zelensky no X.

Do outro lado, a Rússia diz que atacou a indústria militar ucraniana, incluindo fábricas de mísseis, tanques e navios, nos ataques noturnos à Ucrânia, que, segundo Kiev, fizeram dois mortos.

"Na noite passada, as Forças Armadas russas lançaram um ataque combinado usando armas de alta precisão e 'drones' de ataque contra empresas envolvidas nas indústrias de aeronaves, mísseis, blindados e construção naval na Ucrânia", reivindicou o Ministério da Defesa russo no Telegram.

"Os ataques atingiram todos os alvos designados", acrescentou.

Com LUSA