O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou esta quarta-feira, em Haia, onde está a decorrer a cimeira da NATO, que Vladimir Putin está a planear novos ataques em países da Aliança Atlântica.
"Putin só pensa na guerra, é um facto. Talvez ele ligue a sua própria sobrevivência política à capacidade de continuar a matar. Enquanto matar, ele vive - e os nossos serviços secretos confirmaram-no. A Rússia está mesmo a planear novas operações militares em território da NATO".
Para Zelensky, “não há sinais de que Putin queira acabar com a guerra na Ucrânia”, já que o país “rejeita todas as propostas de paz, incluindo as dos Estados Unidos da América”.
Zelensky e Trump reunidos
Volodymyr Zelensky vai encontrar-se esta quarta-feira com o seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cimeira da NATO. O Presidente ucraniano deverá pedir mais sanções de Washington contra Moscovo e a aquisição de armamento dos EUA.
A reunião entre Zelensky e Trump será a primeira formal desde que o líder ucraniano esteve na Casa Branca, em fevereiro. Na altura, os dois presidentes discutiram e Zelensky foi acusado por Trump de estar a prolongar o conflito com a Rússia.