A Rússia quer perceber quais são as motivações de Donald Trump para o ultimato que dirigiu a Vladimir Putin, exigindo um cessar-fogo na Ucrânia num prazo de 50 dias. Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, considera que o presidente norte-americano está sob pressão.
“Claro que, como disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, queremos perceber o que está por trás desta declaração dos 50 dias. Primeiro eram 24 horas, depois 100 dias. Todos já passámos por isto. E queremos realmente saber o que motiva o Presidente dos Estados Unidos", começou por dizer.
Lavrov acrescentou que Trump está sujeito a uma forte influência da União Europeia e da NATO, que, segundo ele, apoiam Zelensky na continuação do envio de armamento moderno para a Ucrânia, incluindo armamento ofensivo.
"É evidente que ele está sob uma enorme, eu diria, indecente pressão da União Europeia e da atual liderança da NATO, que apoiam descaradamente as exigências de Zelensky para continuar a abastecê-lo com armamento moderno, incluindo armamento ofensivo, à custa de cada vez mais prejuízos para os contribuintes dos países ocidentais”