Terminado

Guerra Rússia-Ucrânia

Encontro no Alasca termina sem acordo, mas Donald Trump quer ver Vladimir Putin "em breve"

O encontro histórico entre Donald Trump e Vladimir Putin, no Alasca, terminou sem qualquer acordo para alcançar a paz e pôr fim à guerra na Ucrânia. As conversações entre os dois líderes foram consideradas "muito produtivas", embora ainda não tenha sido definida uma data para um eventual encontro a três — Estados Unidos, Ucrânia e Rússia.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Starmer elogia esforços de Trump, Macron alerta para incumprimento russo

Encontro no Alasca termina sem acordo, mas Donald Trump quer ver Vladimir Putin "em breve"
Leon Neal

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, destacou hoje "os esforços" de Donald Trump para o fim da guerra na Ucrânia, enquanto o Presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu para os riscos de incumprimento por parte do Kremlin.

Os esforços de Trump "aproximam-nos mais do que nunca do fim da guerra na Ucrânia", disse Starmer.

As declarações de Starmer surgem após a cimeira de sexta-feira no Alasca entre Trump e o Presidente russo, Vladimir Putin, que terminou sem anúncios concretos sobre uma solução para a guerra, mas que abriu a porta a novos contactos diplomáticos, incluindo a reunião marcada para segunda-feira em Washington entre Trump e o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Já o Presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu para os riscos de incumprimento por parte do Kremlin. Em reação à mesma ronda de contactos diplomáticos, alertou para a "propensão" da Rússia "a não cumprir os seus próprios compromissos".

Macron insistiu ainda na necessidade de não aliviar a "pressão" sobre Moscovo enquanto "uma paz sólida não for alcançada", declarou.

Rússia atacou com 85 drones enquanto decorria encontro Trump-Putin

Encontro no Alasca termina sem acordo, mas Donald Trump quer ver Vladimir Putin "em breve"

Lusa

O exército russo lançou 85 drones e um míssil contra a Ucrânia durante a noite de sexta para hoje, indicaram as autoridades de Kiev, numa altura em que o encontro entre os Presidentes Putin e Trump acontecia no Alasca.

Num comunicado no Telegram, a força aérea ucraniana afirmou ter abatido 61 destes drones, especificando que as regiões de Sumy (nordeste), Donetsk (leste), Cherniguiv (norte) e Dnipropetrovsk (centro-leste) foram atacadas pelos russos.

Veja na íntegra a conferência de imprensa entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca

Encontro no Alasca termina sem acordo, mas Donald Trump quer ver Vladimir Putin "em breve"

Mariana Jerónimo

O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o Presidente russo, Vladimir Putin, realizam uma conferência de imprensa após a sua reunião para negociar o fim da guerra na Ucrânia, na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, Alasca, EUA, a 15 de agosto de 2025.
Loading...

O encontro histórico entre Donald Trump e Vladimir Putin terminou sem qualquer acordo para alcançar a paz e pôr fim à guerra na Ucrânia. O Presidente russo considera que são necessárias novas conversações e que é fundamental garantir a segurança da Ucrânia. Já o líder norte-americano referiu que as conversas foram bastante produtivas, garantindo que entrará em breve em contacto com o Presidente da Ucrânia e com a NATO. Espera encontrar-se novamente com o seu homólogo russo muito em breve, embora ainda não tenha sido definida uma data para um possível encontro a três — EUA, Ucrânia e Rússia.