Trump anuncia que foi dado o "primeiro passo" para um encontro a dois, só falta definir o local
AARON SCHWARTZ / POOL

Terminado

Guerra Rússia-Ucrânia

Trump anuncia que foi dado o "primeiro passo" para um encontro a dois, só falta definir o local

Esta segunda-feira, 18 de agosto, foi dado a partir da Casa Branca, segundo o Presidente dos EUA, o "primeiro passo" para um "encontro a dois", entre Vladimir Putin, e Volodymyr Zelensky. No final da reunião com o homólogo ucraniano e líderes europeus sobre a guerra na Ucrânia - que leva já quase quatro anos -, Trump telefonou a Putin e iniciou “os preparativos" para uma reunião a dois "em local a determinar”. A esse encontro seguir-se-à "uma reunião trilateral", na qual participará o Presidente dos EUA.

Todo o direto

O alerta do ministro Paulo Rangel

Loading...

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, mostra-se otimista com as negociações para o fim da guerra na Ucrânia, mas alerta em entrevista à SIC Notícias que o processo é complexo.

Um dia de encontros históricos na Casa Branca

Loading...

Donald Trump diz que já deu início aos "preparativos" para uma reunião, em local a determinar entre Putin e Zelensky. Essa reunião será seguida de um encontro trilateral, no qual participará também o próprio Trump. A informação foi divulgada na rede social Truth. Donald Trump recebeu o Presidente da Ucrânia, mais seis líderes europeus e ainda o secretário-geral da NATO. Antes dessa reunião, Trump recebeu o presidente ucraniano. Zelensky diz que teve a melhor reunião de sempre com Trump e admitiu que está pronto para se encontrar com Putin. Trump prometeu trabalhar com todos para pôr fim à guerra na Ucrânia. Como uma família tiraram uma foto que fica para a história e à mesa garantiram apoio incondicional à Ucrânia e insistiram na necessidade de um cessar-fogo.

Encontro pode acontecer nas próximas "duas semanas"

O chanceler alemão Friedrich Merz revelou, no final do encontro na Casa Branca, que o Presidente russo disse a Trump que estaria disponível para o encontro com o Presidente ucraniano nas "próximas duas semanas".

Putin disse a Trump que está pronto para encontrar-se com Zelensky

A informação foi avançada pela agência France Press que cita uma fonte próxima. O Presidente russo, Vladimir Putin, disse por telefone a Donald Trump que está pronto para encontrar-se com homólogo ucraniano.

Trump anuncia que foi dado o "primeiro passo" para um encontro a dois

No final do encontro com Volodymyr Zelensky e os líderes europeus, com um telefonema a Putin pelo meio, Donald Trump anunciou, numa publicação na Truth Social, o início dos preparativos para uma reunião a realizar num local ainda a definir, entre os dois líderes: Putin e Zelensky. Depois desse encontro, cujo local está ainda por determinar, escreve o Presidente dos EUA, que: "Teremos uma reunião trilateral, que contará com os dois presidentes e comigo". A coordenação deste processo está a cargo do Vice-Presidente JD Vance, do Secretário de Estado Marco Rubio e do Enviado Especial, Steve Witkoff. Trump conclui dizendo que, "este foi um passo muito positivo para uma guerra que já dura quase quatro anos".

Leia aqui a publicação na Truth Social

Trump interrompeu encontro com líderes europeus para falar com Putin

O Presidente norte-americano, Donald Trump, interrompeu a reunião na Casa Branca com líderes europeus sobre o conflito na Ucrânia para uma conversa telefónica com o homólogo russo, Vladimir Putin, segundo vários media. A informação foi avançada, pouco mais de duas horas depois do início da reunião, pela CNN e AFP, citando fontes próximas dos líderes presentes em Washington com o objetivo de aproximar Kiev e Moscovo dos termos de um futuro acordo de paz, que poderá envolver um cessar-fogo. Segundo adiantou a CNN, Trump abandonou a reunião para falar com Putin, não sendo claro de quem foi iniciativa da chamada, na qual não participaram os líderes europeus e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Trump havia indicado anteriormente que falaria novamente com Putin após a ronda de contactos com Zelensky e os parceiros europeus de Kiev. De acordo com a CNN, a parte negocial com os líderes europeus e Zelensky é dada como concluída por agora, mantendo-se todos na Casa Branca.

Putin está disposto a aceitar garantias de segurança, diz Trump

Trump anuncia que foi dado o "primeiro passo" para um encontro a dois, só falta definir o local
Win McNamee

"O Presidente Putin concorda que a Rússia deve aceitar garantias de segurança para a Ucrânia e esse é um dos pontos centrais que devemos ter em conta, e vamos tê-lo em conta nesta mesa". Quem o disse foi Donald Trump no início da reunião na Casa Branca com os líderes das potências europeias. Já Zelensky disse acreditar que teve uma "conversa muito boa com o Presidente Trump". "Foi realmente a melhor - bem, desculpem, talvez a melhor seja no futuro, mas foi realmente boa - e falámos de coisas extremamente sensíveis". Depois do encontro a dois, a Trump e Zelensky juntaram-se numa mesa oval os presidentes da França, da Finlândia e da Comissão Europeia, os chefes dos governos da Alemanha, Reino Unido e Itália, e o secretário-geral da NATO. Nas declarações abertas aos jornalistas, o Presidente ucraniano agradeceu ainda a Trump os esforços para acabar com a guerra na Ucrânia e o líder norte-americano reafirmou a vontade de organizar uma reunião a três com Vladimir Putin. "Se tudo correr bem" hoje, poderá haver uma reunião a três, comentou Trump com Zelensky ao lado, referindo-se a uma cimeira com a presença dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e dos EUA.

Tirada a foto de família

Trump anuncia que foi dado o "primeiro passo" para um encontro a dois, só falta definir o local

SIC Notícias

Trump anuncia que foi dado o "primeiro passo" para um encontro a dois, só falta definir o local
Alexander Drago/Reuters

Donald Trump, Zelensky e os líderes europeus tiraram a histórica foto de família.

Trump vai telefonar a Putin após reuniões de hoje

Trump anuncia que foi dado o "primeiro passo" para um encontro a dois, só falta definir o local

SIC Notícias

Donald Trump planeia telefonar ao Presidente da Rússia após os encontros desta segunda-feira na Casa Branca.

"Ele está à espera da minha chamada no fim da reunião", afirma.

Trump deverá sugerir ao homólogo russo a reunião trilateral entre ele, Putin e Zelensky.