Guerra Rússia-Ucrânia

Xi Jinping recebe Putin e outros líderes mundiais com passadeira vermelha na Cimeira de Xangai

Vladimir Putin já está na China para mais uma cimeira anual. O Presidente da Ucrânia acusa-o de estar a enganar os líderes para escapar às sanções. Já a Presidente da Comissão Europeia afirma que é urgente investir na defesa da União, pois Putin é um predador.

O presidente russo Vladimir Putin, à esquerda, o presidente chinês Xi Jinping, ao centro, e a sua esposa Peng Liyuan, à direita, posam para uma foto com outros líderes durante uma cerimónia de recepção aos Chefes de Estado da Cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) em Tianjin, China, no domingo, 31 de agosto de 2025.
Loading...

Foto de grupo para marcar mais uma Cimeira anual em Xangai. Mais de 20 líderes mundiais na China. Um encontro pensado para contrariar a hegemonia do Ocidente. Xi Jinping recebeu vários líderes pessoalmente, com passadeira vermelha para Vladimir Putin.

Também o primeiro-ministro indiano está de regresso à China depois de sete anos. Mas antes de aterrar, Modi falou com o presidente da Ucrânia. Falaram sobre a paz e a estabilidade no país. Putin continua sob ameaça de sanções pela guerra e Zelensky acusa-o de enganar os líderes, dizendo que Putin só quer arrastar aliados para fugir às sanções.

A Presidente da Comissão Europeia partilha da mesma opinião. Falou na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia, ao lado do primeiro-ministro polaco. Defendeu mais defesa e união. Moscovo responde com outra versão.

Enquanto os líderes falam, a guerra continua no terreno. Mais de 29 mil pessoas estão sem luz depois de ataques russos a infraestruturas elétricas em Odessa e Chernihiv. Moscovo garante ganhos militares desde março. Mais de 3.500 quilómetros quadrados e perto de 150 localidades. Mas Kiev diz que os números são exagerados e que não perdeu nenhuma cidade importante nos últimos meses.