Guerra Rússia-Ucrânia

Drone russo atinge edifício residencial na Polónia

Telhado do prédio e carro ficaram danificados. Não há feridos a registar, segundo emissora local.

Drone russo atinge edifício residencial na Polónia
Marta Ferreira

A emissora privada Polsat News relata esta quarta-feira, citando a polícia local, que um drone russo atingiu um edifício residencial na cidade de Wyryki Wola, no leste da Polónia. A polícia local indicou que ninguém ficou ferido mas o telhado do prédio e um carro que estava estacionado perto ficaram danificados.

"Ainda não sabemos os detalhes exatos, não sabemos se foi o próprio drone que caiu sobre o prédio e danificou o telhado e o teto, ou se foram os destroços do drone", disse Mariusz Zańko, autarca de Włodawa.

Zańko relatou ainda que houve pessoas que "ouviram a explosão e também viram caças polacos" e assumiu que "a situação é bastante difícil e preocupante".

"Há, de fato, grande preocupação entre os moradores", acrescentou.

As autoridades do governo local confirmaram que ninguém ficou ferido no incidente, mas houve danos materiais.

Espaço aéreo foi violado durante a noite

O espaço aéreo da Polónia foi esta quarta-feira violado por drones russos durante um ataque da Rússia à Ucrânia. O primeiro-ministro Donald Tusk garantiu que o país está pronto para reagir a "provocação em grande escala" e que a "situação é grave" e devemos "preparar-nos para vários cenários". 

Também a vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela política externa da União Europeia, Kaja Kallas, reagiu esta manhã à "mais grave violação do espaço aéreo europeu pela Rússia desde o início da guerra", indicando que "há indícios de que foi intencional".

A principal responsável pela diplomacia da União Europeia afirmou estar em contacto com a NATO e com o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco.