A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, acusou esta segunda-feira a Rússia de "brincar às guerras", alertando que cada incursão de drones no espaço aéreo europeu aumenta o risco de uma escalada do conflito.
“Cada vez que um drone viola o nosso espaço aéreo, há um risco de escalada, seja intencional ou não”, disse a governante, acrescentando que Moscovo está a “brincar às guerras” e que está a levar as tensões “além do contexto de um conflito hipotético”.
Kallas esteve esta segunda-feira em Kiev para discutir o apoio financeiro e militar à Ucrânia, reiterando que deve ser o próprio país a decidir onde devem ser aplicados os ativos russos congelados.
"Quando falamos dos ativos congelados, este empréstimo de reparações, que se baseia nesses ativos e na ideia de que a Rússia deve compensar a Ucrânia pelos danos causados, deve ser a Ucrânia a decidir também para que é que este dinheiro é usado", afirmou.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou o papel da chefe da diplomacia da União Europeia no apoio à Ucrânia.
