Guerra Rússia-Ucrânia

Acordo de paz até ao Natal? Ucrânia e EUA reunidos esta quarta-feira

Trump terá dado apenas "dias" ao líder ucraniano para responder à proposta dos EUA para um plano de paz. Zelensky diz que pode haver novidades sobre o fim da guerra já esta semana.

Acordo de paz até ao Natal? Ucrânia e EUA reunidos esta quarta-feira
Kin Cheung/AP Photo

Donald Trump quer que a Ucrânia aceite o acordo de paz com a Rússia antes do Natal. Os enviados do presidente norte-americano terão falado no sábado com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

O jornal Financial Times adianta que, na chamada de duas horas, foi dado um prazo de dias a Kiev. No entanto, fontes da Administração Trump já vieram negar estar a coagir o presidente ucraniano. 

Depois desta conversa, Zelensky esteve com os líderes europeus e refez a proposta de paz. Afirma que o novo plano, que tem 20 pontos, está a ser finalizado e promete entregá-lo aos Estados Unidos da América brevemente.  

Volodymyr Zelensky confirma que terá, esta quarta-feira, uma reunião com os norte-americanos para discutir o pós-guerra e a reconstrução da Ucrânia.  

O presidente ucraniano diz ainda que esta semana poderá trazer novidades sobre o fim do conflito. 

Esta quinta-feira, o presidente ucraniano volta a reunir-se com líderes europeus.