Harry & Meghan

Quem é Meghan Markle, a noiva do príncipe Harry?

Toby Melville

É oficial, Meghan Markle e o príncipe Harry vão casar. E agora a pergunta que todos fazem é: quem é afinal Meghan Markle? É atriz, tem 36 anos, o primeiro nome é Rachel, divorciou-se do primeiro marido em 2013 e o que talvez ainda não saiba, é a primeira norte-americana a entrar para a família real britânica desde o casamento de Wallis Simpson com Eduardo VIII (há 80 anos).

A atriz de 36 anos é filha de uma afro-americana professora de yoga e de um realizador de ascendência holandesa e irlandesa, vencedor de um Emmy. Meghan cresceu em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, num bairro conhecido como "a Beverly Hills negra". Atualmente vive em Toronto, no Canadá, e faz parte do elenco da série Suits, exibida na Netflix, e que retrata o dia-a-dia num escritório de advocacia em Nova Iorque.

É formada em comunicação pela Universidade norte-americana de Northwester, em Illinois. Durante três anos escreveu para um blog de estilo de vida dedicado ao público feminino, chamado "The Tig".

Meghan Markle tem dois cães, o Guy e o Bogart, que foram salvos da rua. Sempre que a atriz partilha uma fotografia com os amigos de quatro patas escreve a hashtag #adoptdontshop (adopte não compre).

Instagram

O casamento

O anúncio oficial do casamento foi feito esta segunda-feira pela Clarence House, a residência oficial do príncipe Carlos, pai de Harry. A cerimónia deverá realizar-se na primavera de 2018 (entre março e junho).

O comunicado indica ainda que Markle já conheceu a rainha Isabel II e que Harry já recebeu a bênção dos pais da namorada.

O príncipe William e a duquesa de Cambridge Kate Midleto felicitaram o casal, "Tem sido maravilhoso conhecer a Meghan e ver o quão feliz Meghan e Harry são juntos".

A atriz é a primeira norte-americana a entrar para a família real britânica desde 1937, ano em que Wallis Simpson, uma socialite casou com o rei Eduardo VIII, obrigando-o a abdicar do trono.

Como Meghan e Harry se conheceram

Harry, de 33 anos, e Markle, de 36, conheceram-se em maio de 2016 no Canadá, quando o filho mais novo do príncipe de Gales e de Diana promovia em Toronto os Jogos Invictus, em que participam veteranos de guerra.

Em outubro do mesmo ano o namoro entre ambos foi anunciado publicamente, numa reportagem do jornal britânico The Sunday Express. Em novembro Harry viria a confirmar a relação entre ambos, através de um comunicado.

O divórcio

Meghan Markle casou em 2011 com o produtor de cinema Trevor Engelson, com quem namorou durante sete anos. O casamento realizou-se na Jamaica, frente a 102 convidados. Em maio de 2013 o casal acabou por se separar e em agosto o processo de divórcio ficou concluído.

O lado humanitário de Meghan

Desde 2016 que Meghan é embaixadora global da World Vision Canada, uma organização não-governamental cristã que ajuda a melhorar as condições de vida das crianças no mundo. É conselheira da instituição de caridade One Young World e também trabalha com a Entidade para a Igualdade de Género e Emancipação das Mulheres das Nações Unidas, em 2014 viajou para o Afeganistão no âmbito da campanha HeforShe.

Em 2015 a atriz discursou nas Nações Unidas, sobre a igualdade de género, no Dia da Mulher, e recebeu uma ovação de pé.

Instagram
  • Outros noivados reais britânicos
    1:16

    Mundo

    O Príncipe Harry e a atriz norte-americana Meghan Markle anunciaram esta segunda-feira em Londres que vão casar na próxima primavera. No Jornal da Noite da SIC, recordámos os últimos noivados da Casa Real britânica.

  • No coração da Amazónia
    10:18