O estado de contingência em vigor até à meia noite de domingo não será prolongado, sabe a SIC. Portugal está em situação de contingência desde a passada terça-feira.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, tinha adiantado na quinta-feira que no domingo seria feita uma reavaliação da situação. A SIC sabe que o Governo não irá prolongar o estado de emergência.
Na próxima semana, as temperaturas vão baixar. A onda de calor deve terminar no domingo e, a partir desse dia, o vento tem tendência a diminuir e a humidade a aumentar.
Na quinta-feira, o país registou a temperatura mais alta de sempre para o mês de julho: a estação meteorológica de Pinhão marcou 47 graus.

Portugal é o terceiro país da União Europeia com maior percentagem de área ardida
A área ardida em Portugal ultrapassa os 40 mil hectares e aproxima-se do que ardeu em 2017, ano da tragédia de Pedrógão Grande. Só na última semana arderam 25 mil hectares.
Mais de metade da área ardida é floresta, cerca de um terço é mato e pouco mais de 10% são áreas destinadas à agricultura, revelam os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Portugal é o terceiro país da União Europeia com a maior percentagem de área ardida. Este ano, até ao momento, só Espanha e Roménia estão à frente.
