Incêndios em Portugal

Governo disponibiliza apoio extraordinário de 500 mil euros a agricultores

Governo disponibiliza apoio extraordinário de 500 mil euros a agricultores
Anadolu Agency/Getty Imagens

Apoio destina-se aos agricultores e apicultores afetados pelos fogos rurais, que estão a atingir o país.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa, esta quarta-feira, que está disponível um "apoio extraordinário, com uma dotação inicial de 500 mil euros", para os agricultores "na aquisição de alimentação animal, nos territórios afetados pela destruição causada pelos fogos rurais, que estão a atingir o país".

"O pagamento do apoio aos agricultores será feito com base nos levantamentos dos prejuízos realizados pelas respetivas Direções Regionais de Agricultura e Pescas" através, lê-se no comunicado enviado às redações, do preenchimento de um formulário que será disponibilizado no site do IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas).

Também aos apicultores, "com fornecimento de seis toneladas de alimento para as abelhas, que será distribuído em articulação com a Federação Nacional de Apicultores".

O ministério tutelado pela ministra Maria do Céu Antunes informa também que "determinou à Autoridade de Gestão do PDR2020 a abertura das medidas de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo das explorações agrícolas, logo que estejam concluídos os levantamentos das áreas e dos prejuízos".

A sustentar esta decisão está "o grande impacto dos incêndios em várias regiões do país". Citando dados ainda provisórios, o ministério salienta que a área ardida em Portugal já totalizava no passado dia 26 "quase 58 mil hectares, sendo 11% (6.377 hectares) de área ardida em campos agrícolas".

Últimas Notícias
Mais Vistos